sábado, 12 de setembro de 2015

Cultura do Abiu

Abiu2 
Nome popular: abieiro
Família botânica: Sapotaceae
Origem: Brasil - Região Amazônica.


abiu

Características da planta: Árvore de até 10 m de altura, tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada. Folhas lisas e brilhantes. Flores de coloração amarelo-avermelhada.
Fruto: De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Encerra em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.

Cultivo: Cresce espontaneamente na Amazônia, adaptando -se para cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos. Cultivada em quase todo o país, prefere solos profundos e humosos. Multiplica-se por sementes, produzindo 200 frutos por árvore, podendo atingir até 1.000 frutos. 
O abieiro é uma planta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira. A árvore e seu fruto, o abiu, são facilmente encontrados na forma silvestre por toda a Amazônia: alguns exemplares do abieiro fazem até parte da arborização urbana da região enfeitando praças de Manaus, sendo também encontrados nas cercanias de Belém. 
Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença. 
A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e mesmo alongados, todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima. 

 
A06_2




A FRUTA
A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porem, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geléia. 
Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro - que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros. 
O cultivo do abieiro é aparentemente simples, exigindo pouca fertilidade da terra e poucos cuidados, exceto quando a planta ainda é nova. 
Com 3 anos de idade inicia a frutificação, que se avoluma bastante a partir do quinto ano. Sendo o abiu fruto generoso, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda uma família, seus agregados e vizinhos, da delicadeza dos sabores da fruta. 
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais. 

INTRODUÇÃO

O Abieiro,planta considerada nativa do Brasil, mas infelizmente, relegada a um segundo plano, pelos órgãos de pesquisa no brasil, apesar de alto valor nutricional,medicinal e até comercial, no entanto na Nicarágua,em uma estação experimental, mantida pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos, A CULTURA VEM SENDO LARGAMENTE ESTUDADA, vai acontecer o mesmo que aconteceu com o cupuaçu, já, já, os registros da cultura serão deles. 
Apesar do pouco estudo, em certas regiões do estado de S. Paulo a cultura vem sendo cultivada em escala comercial, com ótimos resultados. 
variedades,apesar da enorme variabilidade entre plantas nativas não há estudos que determinem padrões variétais , são epenas conhecidos como abiu roxo e amarelo. 
clima: planta de larga adaptabilidade, produz bem numa faixa de temperaturas média anual de 18 à 26 graus Celsius, mas não suporta geadas ou longos períodos com temperaturas abaixo de 12 graus c. 

 
ABIU



mudas: o sistema usado,é o semeio de sementes em sacos plásticos de 2 l., com duas a três sementes, desbastando-as para uma, após atingirem 30 cm. de altura, deixando somente a mais vigorosa, podendo também obter mudas através do sistema de alporquia, métodos, estes que serão divulgados mais tarde em novas postagens, com relação ao manejo do viveiro siga os mesmos métodos empregados na cultura do abacateiro. 
espaçamento: ainda sem estudos, mas pela logica e por ser planta vigorosa e de grande porte, devemos usar 10 x 8 ou 8 x 6 m entre ruas e plantas 
adubação: a mesma do abacateiro 
tratos culturais:
-capinas:com plantas em um estagio maior após o primeiro ano pode-se usar herbicidas no controle do mato(glyfosato), tomando o cuidado de não atingir as plantas(abiu),enfim a cultura deve ser mantida no limpo seje com capina manuais, químicas ou mecânicas. 
-culturas intercalares: até o terceiro ano pode plantar outras plantas de ciclo anual(grãos, leguminosas e etc.) 
-controle de pragas e doenças: planta extremamente rustica, pouco atacada por pragas e a única doença observada e que pode causar algum dano é a queima dos ponteiros, mas só ocorre em situação de baixa temperatura com umidade relativa alta. 
irrigação: lógico, havendo condições de irrigar(gotejamento ou micro aspersão), abrevia o inicio de produção pela metade do tempo( 3 a 4 anos para primeira colheita significativa) 

 
Abiu1



colheita: É uma planta altamente produtiva, há casos de produzir de 30 a 40 cx k por planta, 100 t. ha. caso raro mas já constatado. 
Em condições de irrigação, após o terceiro ano, e em sequeiro ,aos sexto ano para inicio de produção. 
comercialização: pode ser comercializados em caixa tipo "k", mas ,melhor é em pequenas embalagens de 0,5 a 1 kg. aumenta o valor agregado,.



13 comentários:

  1. Há muito venho tentando plantar o Abiu, mais sem sucesso,sempre depois de germinado com uns 15 cms ele morre, estou agora com aLGUMAS SEMENTES E VOU TENTAR NOVAMENTE,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Maria Helena.

    Com a muda neste porte,raramente ocorre mortes devido a doenças, que são mais comuns na fase de germinação até o estabelecimento de folhas definitivas.mas certifique-se que as mudas estão sendo irrigadas convenientemente(evite excessos)e que a mesma após o surgimento das folhas definitivas estejam a pleno sol se fores da região sul/sudeste e a meia sombra na região nordeste/norte/centro-oeste,mas evite locais umidos e sombreados, e na composição do sustrato para encher os saquinhos do viveiro não usar materia organica que não esteja curtida.

    qualquer problema me avise.

    carlos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Meu nome é Patrícia e faço doutorado na USP, em Piracicaba/SP, na área de pós-colheita de frutas, sendo que uma das frutas estudadas é o ABIU. Gostaria, por gentileza, de algum contato de produtor de abiu no Estado de São Paulo que pudesse me vender frutos para eu dar continuidade urgentemente ao meu estudo. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Estou com um pé de abiu cheio de frutas, mas todas estão com a polpa marrom e com bicho tipo de goiaba. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. cortei meu pe de abiu e ele brotou novamente sera que vai dar frutos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, possuo em meu quintal em Sertãozinho/SP um pé de Abiu com cerca de 5m de altura. A produção é muito boa, chegando ao ponte de ser necessário o escoramento das pencas dos frutos. Os frutos são muito doces e de ótimo tamanho (entre 5 a 8cm). O único problema é que em algumas safras os frutos estão todos bichados. Como posso combater este problema?
    Grato,
    Paulo Átila

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber se posso plantar o caroço retirado de uma fruta.e se tem posiçao certa para o caroço germinar. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Prezados Senhores,
    Gostaria de saber qual o tipo de adubo mais recomendado para o abiu, pois tenho um pé que ainda não deu fruto!
    Desde já agradeço pela atenção!
    Atte.
    José Maria Pinto
    zemapara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Renato, sou do Rio de Janeiro, na rua onde moro tem um pé de abiu roxo(muito Raro e melhor que o amarelo, ele é bem mais doce) plantei uns coroços em um vaso e pra minha surpresa consegui que germinassem, eles estão com 1metro a 1 e meio de altura, um amigo de Xerem até pediu uma muda pois ele nunca tinha ouvido falar deste tipo de abiu. Muito gostoso, a arvore produz 2 vezes ao ano, 1 no meio do ano ou um pouco antes, e a ultima no final do ano.

    ResponderExcluir
  10. Meu pé de abiu é lindo, a copa dá bastante sombra, as folhas lisas e brilhantes, no entanto não vejo sinal de frutos. O pé já tem 6 anos. Será que vou experimentar a fruta que plantei mas não conheço?

    ResponderExcluir
  11. Meu pé de abiu, plantado no quintal há 6 anos está lindo, proporcionando mta sombra, no entanto não vejo sinal do fruto. Algum conselho? Como o abiu é pouco conhecido pela minha área, ninguém pode me ajudar. Cuido bastante do pé, as folhas estão brilhantes e saudáveis. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. boa tarde
    Gostaria de saber como faço para fazer o plantio do abiu pois tenho varias sementes e gostaria de saber se posso plantar as sementes
    obrigada pela atenção
    christian_galera@hotmail.com
    Lucia
    13/03/2013 14:52

    ResponderExcluir
  13. Tenho um pe de abiu aqui em Salesópolis SP a 10 anos. Esta com 02m altura e até hoje somente florada e nada de frutos. Seria muita alegria se desse algum.

    ResponderExcluir