domingo, 20 de setembro de 2015

CULTIVO DO ARATICUM

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Araticum 

(Annona crassiflora Mart. )

1. A ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO 

O araticum, também conhecido popularmente como bruto, cabeça-de-negro, cascudo, marolo e pinha-do-cerrado. É espécie frutífera da família Annonaceae, assim como a cherimóia, condessa, pinha, graviola e outras. As Annonaceae são representadas no cerrado por 27 espécies, perfazendo 3,5% da flora total. Destacam-se pelo seu potencial frutífero os gêneros Annona, Duguetia e Rollinia. O gênero Annona apresenta duas espécies produtoras de frutos comestíveis no cerrado, a Annona crassiflora Mart e a Annona coriaceae Mart. 

Nativo do planalto central brasileiro, o araticum pode ser encontrado nas áreas de Cerradão, Cerrado, Cerrado Denso, Cerrado Ralo e Campo Rupestre. Sua distribuição ocorre no Distrito Federal e nos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins.


2. BOTÂNICA E ECOLOGIA

Árvore hermafrodita de até 8m, com flores e ramos jovens apresentando densa pilosidade marrom-avermelhada e os órgãos vegetativos glabrescentes com a idade. As folhas são alternas, simples, pecioladas, sem estípulas; limbo com 5,5 a 13 x 3,5 a 10 cm, largamente obovado a oblongo, cartáceo e coriáceo; ápice arredondado a obtuso; base arredondada, obtusa ou subcordada; pecíolo com 2 a 6 mm de comprimento, actinomorfas, internamente creme-amareladas, crassas; sépalas 3, livres; pétalas 6, livres; estames numerosos; anteras subsésseis, oblongas, de conectivo espessado; ovário dialicarpelar, súpero, com muitos carpelos uniovulados; estigma séssil. O fruto é um sincárpio com cerca de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, oval a arredondado, externamente marrom-claro, comoso, internamente creme amarelado, com polpa firme; numerosas sementes com formato elíptico. 

A planta é caducifólia (perde as folhas) na época seca, florescendo com o início da estação chuvosa, sendo o início no final de setembro, até o final do mês de dezembro, para a região de Selvíria/MS. Para a região de Três Lagoas/MS, a floração dá-se no início de outubro, até o final de novembro. A frutificação inicia-se em novembro, com a maturação dos frutos ocorrendo de fevereiro a março. A dispersão das sementes é realizada por animais. 

O botão floral pode surgir antes da rebrota das folhas, concomitante ou com as folhas já formadas. As flores são hermafroditas, apresentam protoginia e termogênese. O aquecimento interior da flor (termogênese) inicia-se geralmente ao anoitecer, podendo chegar até 10 ºC acima da temperatura do ar, porém uma chuva ou variação das condições do meio externo, pode provocar a queda de temperatura no inferior da flor.


As flores de A. crassiflora aquecem-se uma vez somente e caem na mesma noite. Por volta das 19 horas, o estigma encontra-se coberto de exudato transparente e devido a esse aquecimento, exala forte odor que atrai de besouros. Os primeiros insetos atraídos penetram nas flores por volta das 19 horas, perfuram as pétalas internas e depois saem ou iniciam a cópula. Por volta das 22 e 24 horas, os estames deiscentes caem no interior da câmara floral e posteriormente as pétalas separam-se do receptáculo floral, caindo no chão. Alguns besouros permanecem no interior do anel de pétalas durante o dia, no chão, saindo somente no início da noite, cobertos de pólen para visitar outras flores recém abertas. 

O araticunzeiro apresenta problemas com a baixa taxa de frutificação necessitando serem melhor estudadas as suas causas, visando seu aproveitamento econômico. 

Deve-se principalmente ao ambiente de ocorrência, a variabilidade sobre o número de indivíduos encontrados. Em Cuiabá, MT, as densidades variam de 6 indivíduos/ha numa área menos fértil a 48 indivíduos/ha em outra mais fértil. 

Com relação ao comportamento da espécie, houve baixíssima sobrevivência em plantio puro (15%) e baixa quando consorciada (40%). A altura das plantas foram superiores no plantio puro, sendo observada floração de plantas de araticum a partir dos 4 anos no plantio puro e dos 5 anos na área consorciada.


3. COMPOSIÇÃO DO FRUTO 

A composição da polpa do fruto (100g) apresenta 82,0 calorias; 1,1 g de proteína; 0,2 g de lipídios; 21,3 g de carboidratos; 34,0 mg de cálcio; 35 mg de fósforo; 0,6 eq. ret. de fero; 0,09mg de tiamina; 0,9 mg de niacina; 17mg de vit. C; 0,13 mg de riboflavina. 

A composição da polpa do fruto é a seguinte: umidade de 76,3%; proteína 1,3%; extrato etéreo 0,3%; cinzas 0,6%; carboidratos 21,5%; fibras 1,6%; valor calórico (cal/100g) 87; pH = 4,57; acidez (sol.N.) 5,56%; 14º Brix (sólidos solúveis totais); açúcares redutores 7,72%; açúcares totais 56,4%; tanino 0,38%; caroteno 0,23%; 24,2 mg Mg/100g polpa e 0,7 mg Fé/100g polpa. Para minerais e vitaminas em 100g de polpa: 52 mg de Ca; 24 mg de P; 2,3 mg de Fé; 21 mg de vit. C; 50 mg de vit. A; 0,04 mg de vit. B e 0,07 mg de vit. B2. 

Na polpa do araticum, cerca de 80% dos ácidos graxos são monoinsaturados, 16% saturados e 4% poliinsaturados, o linolênico. 


4. PROPAGAÇÃO
O araticum é uma espécie predominantemente alógama, de modo que as plantas oriundas de sementes segregam e não reproduzem o fenótipo da planta mãe. Mesmo assim , o uso de sementes é necessária para a obtenção de mudas ou para a formação de porta-enxertos. 
A semente germina com dificuldade, havendo longo período de dormência, sendo que em areia, o início da germinação ocorreu entre 237 a 292 dias. O embrião é muito pequeno, medindo 2 mm de comprimento e delicado. Parece ser esta a causa da dormência da semente, pois o embrião precisa primeiro construir seus órgãos para depois germinar, não havendo, na realidade, nenhum bloqueio à germinação. As sementes não conseguem germinar no cerrado, pois não toleram o meio seco, levando de 8 a 10 dias em solo úmido. A germinação em condições de campo teve início aos 75 dias e prosseguiu até os 392 dias, sendo bastante irregular, com cerca de 42% de germinação. Um período médio de 25 dias e índices médios de 60% de germinação foram obtidos. Esse comportamento parece estar ligado ao período de dispersão as espécie, que, ocorrendo no final da época chuvosa, as sementes se mantém dormentes até o final da seca e início da época chuvosa seguinte, para, a partir daí, ter condições de germinação no seu ambiente natural. Se por um lado,a dormência é vantajosa para a sobrevivência das espécies em condições naturais, uma vez que ela distribui a germinação ao longo do tempo ou permite que a germinação ocorra somente quando as condições forem favoráveis à sobrevivência das plântulas, ela é freqüentemente prejudicial à atividade de viveiro, onde se deseja a germinação de uma grande quantidade de sementes em um curto período de tempo. 
Annona crassiflora possui semente com embrião imaturo, porém seu tegumento é permeável à água. A estratificação é recomendada para sementes com tegumento impermeável a gases e para as que tem embriões imaturos. 
A solução para quebrar a dormência das sementes parece estar no uso de reguladores vegetais, pois utilizando ácido giberélico (GA3), nas doses de 500, 1000 e 2000 ppm, em associação com períodos de embebição (0, 3 e 6 dias), foi conseguido antecipação da germinação para 36 dias. Foi verificado efeito do período de embebidação e da concentração utilizada sobre a germinação, sendo significativos, havendo aumento da germinação com o aumento da concentração de GA3 e do período de embebidação. Nos tratamentos sem GA3, não houve germinação, mostrando que a dormência deve-se à falta de giberelina. 
Devido à alta variabilidade genética dos araticunzeiros nativos, o plantio por sementes pode originar cultivos desuniformes, com plantas de características agronômicas bem diferentes. A enxertia promove uniformidade nas características das plantas, frutos, bem como no desenvolvimento e produtividade. A técnica de enxertia parece ser a mais indicada para a propagação e formação de mudas de araticum. Estudos realizados na EMBRAPA – CPAC em Planaltina, DF, demonstraram sucesso inicial para algumas fruteiras nativas do cerrado, inclusive o araticum, onde trabalhos com enxertia do tipo garfagem à inglesa simples, mostraram índices de pegamento superiores a 80%. 
Os garfos devem ser provenientes de plantas sadias e sem ataque de broca, pois ao contrário, possuem sua parte interna oca. Devem ser selecionados de ponteiras com tecido jovem em crescimento e desfolhados. Uma semana após a retirada das folhas, garfos com 8 a 12 cm de comprimento e com diâmetro semelhante a um lápis, são retirados e devem ser levados o mais rápido possível para a operação de enxertia em porta-enxertos (cavalinhos), com diâmetro compatível ao garfo. 
A enxertia é do tipo garfagem lateral ou inglês simples, fazendo-se um corte em bisel de cerca de 4 cm na ponta do porta-enxerto e na base do garfo. O ângulo de inclinação do corte deve ser o mesmo em ambos, para que a região de contato fique bem unida e assim promover o pegamento do enxerto. Após o encaixe do garfo com o porta-enxerto, amarra-se com fita plástica. A enxertia pode ser feita de outubro a abril.


5. FORMAÇÃO DO POMAR 
Quando enxertadas, o plantio deve ser feito em campo somente após a brotação das mudas (no início da estação chuvosa), devendo apresentar as folhas maduras e procedendo uma irrigação para proporcionar melhor pegamento. 

O araticunzeiro requer solos profundos, bem drenados, não é exigente em fertilidade de solo e tolera os solos ácidos da região do Cerrado. 

O espaçamento recomendado é de 5 a 7 metros entre linhas e de 5 a 7 metros entre plantas, para mudas não enxertadas, reduzindo-se o espaçamento, se as mudas forem provenientes de enxerto. 

A fertilidade de solos pobres não corrigidos anteriormente, pode ser incrementada pela adição na cova no momento do plantio de 100 g de calcário dolomítico (PRNT=100%), 250 g de superfosfato simples, 10 g de cloreto de potássio, 10 g de sulfato de zinco, 4 g de sulfato de cobre e de sulfato de manganês, 1 g de bórax e 0,1 g de molibidato de amônio. Após o plantio, recomenda-se três adubações de cobertura com 25 g de sulfato de amônio e 10 g de cloreto de potássio por cova, a cada 40 dias, até o final do período chuvoso. 
Em solos de baixa fertilidade, recomenda-se adubações anuais, a partir do primeiro ano com a dose de 150 g da fórmula 10-10-10 e aumentando gradativamente para 300, 450, 600 e 750 g. A formulação deve ser acrescentada de sulfatos de zinco, cobre e manganês em doses equivalentes a 5, 2,5 e 2,5% da fórmula, respectivamente, parcelando as doses anuais em três aplicações de cobertura, durante o período chuvoso. 

6. PRAGAS

Broca-do-Fruto: 

Cerconota anonella (Sepp. 1830), Lepidoptera: Stenomatidae 

O adulto é uma mariposa de aproximadamente 25 mm de envergadura, possuindo coloração branco-acizentada, com reflexos prateados. 

A mariposa efetua a postura sobre as flores e frutos, cuja larva ataca frutos verdes e maduros, raspando-lhes a epiderme e penetrando na polpa, da qual se alimenta, destruindo até as sementes, promovendo galerias que posteriormente serão invadidas por patógenos. O sintoma característico é o enegrecimento dos frutos, tornando-os imprestáveis para o consumo. Os frutos quando completamente enegrecidos, caem ao chão, quando as larvas já se encontram no estágio de pupa. É a principal praga do araticum, sendo considerada uma das pragas mais importantes da gravioleira. 

Broca-da-Semente: 
Bephratelloides pomorum (Bondar, 1928), Hymenoptera: Eurytomidae 
O adulto é uma vespa com cerca de 0,6 mm de comprimento. Suas asas são de cor branco-transparente, com uma lista preta transversal. 
A vespa deposita seus ovos sob a epiderme dos frutos; as larvas alimentam-se e fazem galerias na polpa, alojando-se no interior das sementes, completando seu desenvolvimento; os adultos emergem do fruto através de uma perfuração na casca. As larvas desenvolvem-se no interior das sementes, dentro dos frutos, destruindo-as completamente. Os adultos ao emergirem constróem orifícios na extremidade da semente, perfurando a polpa em direção à casca quando o fruto ainda está verde. O sintoma característico do ataque desta broca é a presença de pequenos orifícios localizados na base dos acúleos e distribuídos por todo o fruto. Ocorre também em graviola.


Broca-do-Tronco: 

Cratosomus bombina bombina (Fabricius), Coleoptera: Curculionidae 

O adulto é um besouro de formato convexo, medindo cerca de 22 mm de comprimento por 11 mm de largura. Possui coloração entre preta e cinza-escura, com faixas amarelas transversais no tórax e nos élitros. 

A larva recém eclodida, penetra no ramo, migrando em direção ao tronco, formando grandes galerias no cerne da planta e causando secamento dos ramos, ocasionando redução na produção. Ocorre também em graviola, apresentando os mesmos sintomas e danos. 

Gonodonta nutrix., Lepidoptera: Noctuidae 
O adulto é uma mariposa de cor cinza-escura, medindo de 2,5 a 3 cm de envergadura, possuindo manchas amareladas ou alaranjadas na base das asas posteriores. As lagartas são de cor cinza-escura tendendo ao preto, possuindo ao longo do dorso e dos lados pontuações contínuas que variam de vermelho pouco intenso para amarelo. O tamanho varia de 3 a 3,5 cm de comprimento. As lagartas alimentam-se das folhas. 
Saissetia nigra (Nietner, 1861), Homoptera: Coccidae. 
São cochonilhas que sugam a seiva e promovem o secamento das folhas. 
Spermologus funereus (Pascoe, 1871), Coleoptera: Curculionidae. 
Cria-se nas sementes, inviabilizando-as. 
Eurypages pennatus, Coleoptera: Curculionidae 
Foi encontrado ocorrendo em fruto imaturo. 
Broca-da-Flor: Coleoptera: Scarabaeidae 
Perfura a flor, causando sua queda. 
Lagarta das Folhas do Araticum 
Lepidoptera 
Não identificada, a lagarta tem hábito de unir os bordos das folhas ou sobrepor duas folhas, ficando inseridas entre estas, onde tece uma teia fina e esbranquiçada. Alimenta-se raspando o tecido necrosado das folhas que secam progressivamente. 

7. DOENÇAS 

Podridão de Raízes 
Foi detectada a presença do fungo Cylindrocladium spp., principalmente C. clavatum, nas raízes e coletos em mudas de algumas espécies nativas do cerrado, inclusive A. crassiflora e espécies exóticas, causando alto índice de mortalidade. Os sintomas são caracterizados inicialmente pelo aparecimento de pequenas lesões escuras no coleto, que progridem em direção às raízes, causando podridão das mesmas. Como conseqüência, a planta tem seu crescimento paralisado, torna-se amarelecida, murcha e seca. 
Antracnose 
A antracnose (Colletotrichum gleosporioides) ataca as folhas em mudas no viveiro. 
Cercosporiose 
Foi verificada em Annona crassiflora a presença do fungo Cercospora annonifolii

8. SOLOS E NUTRIÇÃO

O araticum possui ampla dispersão nos solos de Goiás. A copa possui forma colunar possivelmente por influência da competição por luz. Em levantamento feito em Goiás, foi verificado que o araticum ocorre em maior densidade nos Latossolos Vermelho Amarelo. A espécie tende a ocorrer em solos que apresentam valor médio de potássio, cálcio, magnésio e zinco. A densidade do araticum é reduzida com o aumento do cálcio foliar. 
Em Paraopeba (MG) a A. crassiflora ocorre mais nos Latossolos Vermelho Escuro e Vermelho Amarelo argiloso, quando comparado com o Latossolo Amarelo argiloso. 
Foram encontrados os seguintes valores para a fertilidade do solo, onde ocorre naturalmente o araticunzeiro, vegetando nos cerrados de Goiás: P (mg.dm-3) = 0,4; K (cmolc.dm-3) = 0,066; Ca (cmolc.dm-3) = 0,2; Mg (cmolc.dm-3) = 0,3; Al (cmolc.dm-3) = 0,4; M.O. (g.dm-3) = 38; pH (água) = 4,8; micros em (mg.dm-3), sendo, B = 0,25; Cu = 1,7; Fé = 53,4; Mn = 11,8; Zn = 0,7. 
Os teores foliares obtidos em araticum, estão na maioria dos casos próximos aos níveis considerados como adequados para muitas espécies fruteiras cultivadas. Atenção e ressalva à capacidade destas espécies fruteiras em explorar uma área muito grande de solo de Cerrado, tanto no sentido horizontal e principalmente no sentido vertical, em profundidade. Esse comprometimento ressalta a habilidade destas plantas em se estabelecerem em solos com baixíssimas concentrações de nutrientes e de forma marcante, apresentar teores de nutrientes foliares próximos aos considerados normais. 
Outro fato a ser considerado é que muitas das espécies frutíferas nativas do cerrado, inclusive o araticum, trocam de folhas, florescem e frutificam em plena estação seca ou no início da estação chuvosa, mas com o solo ainda com elevado déficit hídrico.As áreas onde ocorreram o araticum tenderam em todas as profundidades de solo analisadas, a apresentar teores de Ca, Mg, K e Zn menores que nas áreas onde não ocorrem esta espécie. Ou seja, as áreas de ocorrência de A. crassiflora são notavelmente mais pobres nestes nutrientes que nas áreas onde esta espécie não ocorre. O araticum prefere situar em solos que dispõem de quantidades em termos químicos com relação aos nutrientes citados e também em solos com um nível menor de alumínio. 

9. COLHEITA

Os frutos podem ser coletados no chão, porém são altamente perecíveis nesta fase. O forte aroma característico que o fruto exala, indica a certa distância, a presença de araticum maduro no local. O fruto também pode ser coletado “de vez” na árvore, mas é necessário que haja pequenos sinais de abertura na casca. Com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos: o araticum de polpa rósea, mais doce e macio e o araticum de polpa amarela, não muito macio e um pouco ácido. Os frutos de coloração de polpa amarela são predominantes, enquanto aqueles de coloração rosada, intermediária. Também é citada a ocorrência de frutos com coloração de polpa branca, havendo porém, pequena produção destes. Dessa citação, pode-se concluir, que há diferentes progênies existentes no ambiente de ocorrência do araticum e que por isso deve ser realizada uma seleção de plantas com características agronômicas superiores, sendo propagadas de forma assexuada para manter as características. 
A produção inicia-se a partir do quarto ano após o plantio, podendo ser antecipada para o segundo ou terceiro ano se as mudas forem enxertadas. A produção é irregular e em média uma planta em condições naturais produz de 5 a 30 frutos com peso entre 500 a 4500 g. Um fruto apresenta em média de 60 a 130 sementes, apresentando um peso de 300 g/100 sementes.



10. VALOR ALIMENTAR E USOS

Há descrição desde o processamento da polpa do araticum, até os detalhes de uso, como receitas de batida, bolachas, bolos, bombom, doces, compota, cremes, gelatina, geléias, iogurte, pudim, sorvetes, sucos e outros. 

Na medicina popular, a infusão das folhas e das sementes pulverizadas servem para combater a diarréia e a induzir a menstruação. Além desses usos, tem-se isolado vários compostos de A. crassiflora com diferentes fins de utilização. 

O extrato hexânico de sementes de A. crassiflora mostrou efeito contra Ceratilis capitata. Os vegetais da família Annonaceae predominaram entre aqueles que apresenta alguma atividade. Plantas da família Annonaceae, possuem componentes como alcalóides e acetogeninas com atividade contra afídeos e piolhos. A presença da substância acetogenina, encontrada em A. crassiflora e em outras Annonaceas, possuindo propriedade herbicida. 

São conhecidas também atividades antifúngicas e antitumorosa do araticum. 
11. MERCADO
Não se dispõe de dados oficiais sobre quantidade e preço médio alcançado pelos frutos, porém um produtor de Itararé, SP, informou que possui plantio comercial com 2000 plantas, conseguiu na safra de 2000, preços de R$ 5,00/ kg. A produção é toda comercializada na propriedade. O produtor cita o problema da irregularidade na produção e a ocorrência na mesma planta de frutos com variação na coloração de polpa, sendo amarelo aquele mais precoce e com odor mais pronunciado. Frutos de coloração branca de polpa, tendem a ser mais tardios e não apresentar um odor tão pronunciado. 
Em Padre Bernardo, GO, é explorada comercialmente uma área de 300 ha de cerrado nativo e áreas de pastagens, formadas há 40 anos, foi deixado o araticum entre outras espécies do cerrado. Vem ocorrendo regeneração natural de araticum, ao longo desse período. A produção de frutos tem sido maior nas áreas de pasto do que nos cerrados. É comum para os indivíduos com uma alta produção de frutos num ano, apresentarem, no ano seguinte, uma redução drástica na quantidade de frutos produzidos (alternância de produção). O destino da comercialização tem sido Brasília (DF) e Anápolis (GO). Os compradores do araticum vão até a área e ajudam na coleta dos frutos. A caixa (com 20 a 24 frutas) é vendida por R$8,00 a R$10,00 (diretamente do produtor), sendo comercializada em Brasília para os grandes mercados de Brasília e cidades satélites: (CEASA), Ceilândia e Taquatinga. 
A comercialização dos frutos é feita em mercados regionais, de onde sua produção, quase que exclusivamente, é provinda de áreas de cerrado nativo, sendo uma forma extrativista de utilização. Diante dessa situação, torna-se necessário incentivar o plantio comercial do araticum, pois o extrativismo ocorrendo de forma intensa e descontrolada, poderia afetar a perpetuação da espécie.

COMO FAZER MUDAS





5 comentários:

  1. N aminha casa tem um pé de aratigum a fruta e uma delicia para vitamina nem se fala rde tão gostosso.mais gostaria de saber a aria médica se serva e se vcs sabem medizer algumsobre a mesma.
    desde ja obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. clica no marcador araticum, que tem algo sobre uso medicical do araticum

    ResponderExcluir
  3. Não consegui encontrar a fonte de onde vocês retiraram as informações que estão no blog, gostaria de saber para pesquisas e, principalmente, ter mais confiança no que aqui é postado, pois acredito que isso é muito importante, principalmente quando falamos de informações retiradas na internet.
    No mais agradeço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA AMIGO.
    É EXTREMAMENTE DIFICIL A MIM CITAR FONTES, POIS FAÇO UMA COMPILAÇÃO DE DADOS MUITO EXTENSA. MAS VAI AÍ:
    1-PESQUISADOR APOSENTADO (EPAMIG)
    2- PESQUISADORES DA EMBRAPA (AMIGOS), QUE ME FORNECEM DADOS POR EMAIL E OUTRAS FORMAS.
    3-FILTRAGEM DE INFORMAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS.
    4- MAS COM CERTEZA A MINHA MAIOR FONTE É MINHAS EXPERIENCIAS E ANOTAÇÕES ACUMULADS EM QUASE 40 ANOS DE PROFISSÃO E DA MINHA MICRO ESTAÇÃO EXPERIMENTAL, MANTIDA COM MEU SALARINHO DE APOSENTADO.

    ABRAÇOS QUERIDO

    ResponderExcluir