sábado, 15 de agosto de 2015

Cultura do Ajuru (Guajuru, ajiru, cajuru, guajuru, uajuru, Abajerú)



Nome Científico: Chrysobalanus icaco L.

Nome Popular: Guajuru, ajuru, ajiru, cajuru, guajuru, uajuru. 

Família Botânica: Chrysobalanaceae

Distribuição Geográfica e Habitat: Ocorre em regiões costeiras tropicais das desde a Flórida até o Sul do Brasil, nas costas da África, com muitas variedades e subespécies, naturalizadas nas Ilhas do Índico e no Sudeste da Ásia.

 Características Gerais: É um arbusto ou árvore de até 10 metros, com a copa densa e muito ramificada. O tronco é tortuoso. As folhas são simples, glabras, curto-pecioladas.  Flores dispostas em racemos, geralmente esbranquiçadas.  Os frutos são drupas comestíveis, especialmente quando postas em conservas, globosas, suculentos, de coloração variada, podendo ser vermelho, preto ou branco, dependendo da variedade. É esporadicamente cultivada em pomares domésticos.
Existem muitas variedades desta planta. Chrysobalanus icaco L. - ajuru-preto: possui os menores frutos, com árvores maiores que 4 m, encontrado nas praias de rios do Baixo Amazonas; Chrysobalanus icaco L. - ajuru-vermelho:  possui frutos maiores, caracterizado por possuir plantas rasteiras, encontrado nas praias e dunas litorâneas até o Sul da Bahia.   

Clima e Solo: Se adapta a vários tipos de clima. Características das dunas arenosas e praias.

Usos: Os frutos são comestíveis e apreciados por populações ribeirinhas do baixo Amazonas, sendo comercializados em feiras da região Norte, usados para fabricação de doces e geleias. Possui propriedades adstringentes. Pode ser usada como ornamental. Sua casca é utilizada em curtume.  

AjuruLicania spp, Chrysobalanaceae
Várias espécies de Licania ocorrem no Brasil e recebem o citado nome comum, como L apetalaL hetromorpha, L incana, L parviflora, L. pendula. Na Colômbia, ocorre L. pyrifolia, chamada de merecure e, nas Guianas, ocorre L. tomentosa chamada de bragança. Ver características da família.

Origem: Ocorre nos bancos de areia da Amazônia e na restinga desde Pernambuco até o estado de São Paulo, Brasil. Existem diversas variedades com frutos brancos, vermelhos, roxos, pretos e verdes. 

Características: É uma planta que pode arbustiva formando touceira de 40 cm a 2 m de altura ou uma arvore que pode atingir dimensões de 4 a 7 m de altura, com tronco tortuoso de casca fina ou reticulada (como rede) em indivíduos praianos, com coloração cinza esbranquiçada com leve descamação em escamas de tamanho variados. As folhas são simples, alternas, semicoriaceas (de textura grossa, porém flexível), orbiculares (arredondadas) ouobovadas (forma de ovo invertido, com a parte larga voltada para o ápice), subsésseis (com pecíolo muito curto, medindo 2 a 5 mm de comprimento). A lamina mede 2 a 8 cm de comprimento por 1,5 a 4,5 cm de largura, na base do pecíolo (haste ou suporte) existem 2 estipulas (lamina foliar minúscula) caducas (que caem) e medem 1 a 3 mm de comprimento. As inflorescências surgem em racemos (tipo de cacho) terminal ou axilar (nasce na base da folha) com 1,5 a 3,7 cm de comprimento, com 4 a 12 flores brancacentas. O fruto é uma drupa arredondada ou ovóide de 2 a 4,5 cm de altura por 2,5 a 3,5 cm de largura com casca fina de coloração muito variada.

Dicas para cultivo: Pode ser cultivado desde o nível do mar até 750 m de altitude onde frutifica abundantemente. Em altitudes superiores a frutificação fica muito prejudicada e o inicio do florescimento se dá tardiamente. Aceita uma variedade enorme de climas, passando do equatorial, para o tropical e do semi-árido para o subtropical. Geralmente o Abajerú suporta bem a geada de até – 3 graus e também é resistente a secas, suportando até 6 meses de estiagem. Podem ser cultivados em vários tipos de solos, desde os arenosos, os latossolos (terra vermelha ou amarela) e até nos terrenos argilosos próximos de rios e vertentes. Esses solos devem ser sempre profundos e permeáveis e com boa capacidade de retenção de água nas camadas do subsolo. Começa a frutificar com 3 a 4 anos após o plantio.

Mudas: As sementes são grandes e duras, podendo ser armazenadas por até 1 ano após serem limpas e secas. Elas germinam num período de 45 a 90 dias se forem plantadas logo que colhidas sob substrato composto de 50% de areia e 50% de matéria orgânica. As mudas formadas em sementeiras devem ser transplantadas para embalagens individuais com 3 a 4 meses após a germinação, época em que as plantas estarão com 10 cm de altura. Após o transplante as mudas devem ficar na sombra por 2 meses e ser irrigadas copiosamente. As mudas atingem 40 cm de altura com 12 meses de idade.

Plantando: Convém plantar num espaçamento de 4 x 4 m na região sudeste onde a arvore cresce menos e 6 x 6 m na região norte ou nordeste onde a planta cresce mais. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e adubada com 8 kg de composto orgânico, 500 g de calcário e 500 g de cinzas, tomando o cuidado de misturar os componentes aos 30 cm da terra da superfície e o preparo das covas deve ser feito 2 meses antes do plantio. A melhor época do plantio é de outubro a novembro, sendo necessário fazer apenas uma irrigação de 20 l de água após o plantio, repetindo a operação a cada 15 dias, somente no primeiro ano após o plantio.

Cultivando: A adubação pode ser feita em setembro, com 10 kg de matéria orgânica, 1 kg de cinza vegetal e 100 gramas de adubo N-P-K 10-10-10 distribuídos numa coroa a 30 cm do tronco. A poda de formação visa eliminar os galhos laterais que estiverem se encostando no chão. O Abajerú também pode em vasos grandes de 60 cm de altura por 40 cm de diâmetro, onde a planta formará uma copa reduzida e densa, se adaptando plenamente a essas condições. O vaso deve ficar onde a planta possa tomar sol pelo menos por um período do dia e a irrigação deve ser feita com 2 l de água semanalmente.

Usos: Frutifica em dezembro a fevereiro. A polpa que envolve a semente tem gosto de maçã e pode. A árvore pode ser cultivada com sucesso na beira da praia.

outras plantas exóticas


CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E  VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário