domingo, 14 de janeiro de 2018

Cultura do Langsat (Lansium domesticum)



Estas frutas pequenas, translúcidas, são encontradas mais frequentemente no Sudeste Asiático, India e Bhutan, e foram introduzidas recentemente mesmo em Havaí. Eles podem ser bastante azedo quando não maduros, mas são perfeitamente doce quando maduro com um sabor semelhante a uma grapefruit agridoce.

Langsat tem um sabor doce e azedo, mas os maduros são doces. A fruta não é apenas popular devido ao seu sabor, mas porque cada segmento dele é um deleite saudável e delicioso.

Nome científico: Lansium domesticum Jack

Família: Meliaceae
Origem e dispersão: É uma frutífera nativa da península Malaia, Filipinas e Java, onde é chamada “lanzón”, mas também comum na Tailândia, onde há três tipos. São consideradas como os melhores frutos da região. 

Clima e solo: É uma planta tipicamente tropical e de locais chuvosos. Prefere solos ricos e bem drenados.

Variedades: Para langsat na Tailândia as principais são Uttarodit e Paete. Para dukan há a DU-1, na Malásia.

Propagação: Pode ser propagada por semente ou enxertia. As folhas são pinadas, com 5 a 7 folíolos, de 10 a 15 cm. 

Utilização: São frutos para consumo ao natural.



O fruto não é grande e tem um diâmetro exterior entre 2 e 5 centímetros numa forma oval. Sua carne é coberta por uma pele amarelada e coriácea que geralmente é marcada por manchas marrons, é extremamente raro encontrar Langsat com pele impecável. Dentro dele tem 5-6 segmentos de carne translúcida e suculenta. Langsat tem um sabor doce e azedo, mas os maduros são doces. A fruta não é apenas popular devido ao seu sabor, mas porque cada segmento dele é um deleite saudável e delicioso.

Benefícios do Langsat Para Ajudar na Dieta: O Langsat tem um conteúdo muito diversificado de nutrientes. Uma delas é a fibra. Fibras contidas no fruto de langsat ajuda no sistema digestivo. Além disso, se você sofre de constipação, você também pode consumir a fruta.

Benefícios do Langsat Para o Câncer: O langsat, além da  sua carne que pode ser consumida, ela também pode ser usada como uma cura para o câncer. Do conteúdo contido muitos nutrientes, minerais, vitaminas e fibras é o que é dito ser útil para o tratamento de cancros associados com o nosso sistema digestivo.

Benefícios do Langsat Para a Febre: Outro benefício do langsat é que ele serve como um antipirético. Isso significa que ele pode baixar a temperatura corporal. Febrifuge é qualquer medicamento que diminui a temperatura do corpo ou alivia a febre.

Benefícios do Langsat Como um Poderoso Repelente: O Langsat pode ser usada como um repelente de mosquito. Alguns estudos mostram e provam que as substâncias contidas no Langsat do fruto, que os mosquitos não gostam.

Benefícios do Langsat Para Ossos Fortes: O Langsat contém fósforo. Como já sabemos, o fósforo é útil como um agente de formação de ossos e dentes. Consumindo alimentos como fruto de langsat que contém fósforo para ajudar a fortalecer os ossos e dentes. Além disso, a ingestão de fósforo irá prevenir a perda óssea.

Benefícios do Langsat Para a Malária: A casca do langsat é usada para tratar a malária, enquanto a sua forma em pó pode ser usada para tratar picadas de escorpião. A resina da casca pode ser prescrita para flatulência – onde o corpo contém excesso de gás no canal alimentar. Ele também serve como um antiespasmódico, que irá aliviar ou prevenir espasmos.

Benefícios do Langsat Para a Disenteria: Talvez você esteja se perguntando sobre  como a disenteria pode ser curada pela fruta Langsat. No entanto, eu lhe digo que muitos provaram isso e podem ser bastante poderosos. Parte do complexo usado para tratar a desinteira é a casca da árvore do langsat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário